quarta-feira, 12 de março de 2014

A igreja não tem público, nem palco (Neemias 13.14)

blog do pastor túlio, devocional, células, reunião de culto, culto
Devocional de 12/03/2014.

"Lembra-te de mim por isso, meu Deus, e não te esqueças do que fiz com tanta fidelidade pelo templo de meu Deus e pelo seu culto" (Neemias 13.14).

Neemias, o judeu que era copeiro do rei da Pérsia, tornou-se governador de Judá. Além de reconstruir os muros e as portas de Jerusalém, ele se uniu ao escriba Esdras para restaurar a adoração no Templo. Repreendeu os oficiais pela negligência com o culto a Deus e colocou os cantores e demais levitas em seus postos de trabalho contínuo ao Senhor (Neemias 13.11).

Aqui, Neemias mostrou que todo o trabalho e guerra que enfrentou para reconstruir os muros da cidade tinham um propósito maior. Os muros não ficavam ali somente para o bem estar e segurança dos habitantes de Jerusalém. Não! Os muros eram essenciais porque ali dentro o povo de Deus deveria ter Paz para livremente adorar a Deus no Templo. A leitura da Palavra de Deus trazia contrição, quebrantamento, arrependimento. A queima de holocaustos trazia uma confusão inimaginável pra nós hoje. Os ritos de adoração envolvendo uma série de utensílios, a música, o cuidado com os necessitados, as orações, as refeições na presença de Deus, nada disso poderia ser feito em ambiente hostil. Por isso os muros eram necessários. Porém, o Templo - lugar aonde o culto acontecia - era mais importante que os muros. Era por causa do Templo que os muros existiam.

Então Neemias pede a Deus que considere tudo o que ele fez para garantir que a adoração não cessasse em Jerusalém. Embora não fosse um pastor como Esdras, a missão de Neemias era a mesma de Esdras: restaurar o culto. Neemias entende que sua missão está cumprida quando as condições para a adoração são restabelecidas: leitura pública das Escrituras; lenha no altar para que o fogo nunca se apague; sacerdotes purificados; levitas e cantores listados com suas escalas e responsabilidades; dízimos e ofertas separados; santidade no cumprimento das leis; datas e festas ordenadamente cumpridas.

Quanto a nós, penso que vivemos dias de completa falta de reverência para com as coisas de Deus, muita negligência para com o culto ao Senhor e absoluto desprezo à adoração. Muitas pessoas "vão à igreja" como se fossem a um teatro ou a um shopping... Avaliam no "menu" de opções, se não têm nada mais interessante pra fazer, qual cantor querem ouvir, qual pregador querem escutar, e então definem às vezes o "ir à igreja" como uma opção viável de entretenimento e lazer. As pessoas não consideram que elas mesmas são a igreja, e portanto elas mesmas têm a responsabilidade de garantir o culto.

Veja: Neemias não era profeta, nem sacerdote, nem levita. Aliás, nem governante ele era, mas tornou-se por causa do seu zelo para com a cidade do Templo. Mas ele não deixou Esdras cumprir suas obrigações sozinho. Assim também você não pode fugir de sua responsabilidades e querer que o pastor e o padre "se virem" para proporcionar um culto que sirva para adorar a Deus e ao mesmo tempo seja "atraente" para as pessoas. Não! As pessoas não são chamadas para "assistir" ao culto. Deus não tem platéia. A igreja não tem público, nem palco. Todos devem prestar culto ao Senhor.

A igreja norte-americana - e junto com ela toda a nação - perdeu o rumo quando transformou suas igrejas em teatros. Quando as pessoas começaram a frequentar as igrejas para assistir os lindos corais "gospel", a adoração sumiu e o Espírito Santo se extinguiu da vida do povo de Deus... Também a igreja brasileira desacelerou rapidamente seu crescimento quando transformou os cultos em shows, os atos proféticos em comícios, as pregações em palestras e os templos em teatros.

Passou da hora de retomarmos o zelo pelo sagrado, o amor pelo culto a Deus e a dedicação pessoal de cada cristão para que a simplicidade e a pureza do encontro com Deus estejam de novo presentes em cada reunião cristã da igreja de Cristo. Não existe  "culto do André Valadão", "louvor do Pastor Cirilo", "pregação do Pastor Jeremias", etc. Só existe culto ao Senhor, louvor para o Senhor e pregação da Palavra do Senhor... 

Se alguém pergunta: "foi bom? foi legal?", esse alguém não sabe o que está dizendo... Igreja não é cinema para você assistir o filme, achar "legal" e recomendar para o colega. A escolha de uma igreja para congregar não pode ser definida pelo seu bem estar ao "assistir" um culto. Você deve ir à igreja para servir! Você deve congregar em uma comunidade para cumprir uma missão. Você precisa se fixar em algum lugar para que você possa exercitar em prol dessa comunidade os dons e talentos que Deus te deu e assim adorar a Deus oferecendo sua vida em culto racional (Romanos 12.1).

Ao encontrar este discernimento a respeito de culto, você pode (e deve) se compreender com outros olhos no reino de Deus. Ao despertar sua consciência, o Espírito Santo pode fazer de você um missionário, um evangelista, um pregador, um cantor, um mestre, um profeta, um apóstolo, um juiz, um oficial, um legislador, um recepcionista, um cozinheiro, um administrador, um músico, um intercessor, um doador, um servo... E eliminar de sua vida toda passividade religiosa e mundana, todo espírito de "sangue-suga" e crítico de igreja, que inconscientemente te leva a ficar parado e cada vez mais encontrar o próximo defeito naqueles que estão trabalhando para Deus.

A fidelidade ao culto e ao Templo do Senhor precisam reencontrar lugar de destaque nos nossos corações. Se tomarmos essa iniciativa, vamos levantar igrejas aonde não existe uma, vamos transformar pequenas congregações em grandes e lindas igrejas, vamos impedir que grandes igrejas se tornem teatros e vamos permitir que o Espírito Santo transforme a vida do povo de Deus e da sociedade em volta, como aconteceu nos dias de Neemias. 

Vamos retomar o zelo pelo culto, a dedicação, o cuidado e o carinho com as coisas de Deus e assim adorá-lo! O culto é para o Senhor, não é para nós mesmos. Isso não significa que devamos fechar os olhos ao que está à nossa volta e olhar somente para cima, como na figura aqui colocada, mas significa que devemos amar uns aos outros sabendo que ao fazer isto estamos amando o Senhor. É por isso que devemos adorá-lo com nossos dons e talentos. Devemos nos doar uns aos outros naquilo que temos de melhor. A igreja deve ser um lugar propício para o exercício dessa doação, e consequentemente da adoração. A igreja deve nos proporcionar a ação, ao invés de nos incentivar ao estado de sentados (ainda que de pé), passivos por horas num mesmo lugar. É por isso que a igreja não pode ser refém de suas grandes reuniões.  

Para que não sejamos reféns desse culto à passividade e nos tornemos adoradores do Deus vivo, convém que nos envolvamos em pequenos trabalhos e nos reunamos em pequenos grupos. As células familiares, que são grupos de comunhão, edificação e multiplicação, podem ser eficazes ferramentas para permitir esta transformação da religiosidade passiva à missão ativa. O desenvolvimento do serviço cristão em equipe (células ministeriais) através dos mais diversos ministérios da igreja é uma forma prática de se despedir do marasmo, da preguiça e da mesmice. Envolva-se de verdade e cultue a Deus com todo o seu ser: coração, alma, mente, força e entendimento! 

Fazendo isso, nossa oração se torna a oração de Neemias, que nos permite lembrar o Senhor das boas ações que fizemos para Ele, ações de fidelidade que levam as pessoas a cultuar a Deus em Espírito e em Verdade. Esta é a nossa missão: restaurar o culto ao Senhor.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário