terça-feira, 4 de março de 2014

Humildade (2 Crônicas 12.6)

humilde, liderança humilde, Deus, Senhor, Cristo, poder
Devocional de 04/03/2014.

Os líderes de Israel e o rei se humilharam e disseram: “O Senhor é justo”. 
(2 Crônicas 12.6).

Humilhar-se não é fácil pra ninguém. É mais difícil ainda para líderes, e quase um milagre para um líder de líderes. É por isso que a Bíblia dá destaque tão grande pata reis que se humilham. São estes os que agem segundo a vontade de Deus e merecem todo o respeito.

Humilhar-se é reconhecer-se como igual a todo mundo. É ver o próximo como alguém no mínimo tão importante quanto você. É valorizar as pessoas que não possuem o você possui por aquilo que elas possuem e você não.

Humilhar-se é saber que "O Senhor é Justo" e você é pecador. É assimilar a incapacidade humana e glorificar o Eterno. É dar a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Humilhar-se é ter o prazer de se orgulhar no Senhor. É fazer dEle a recompensa. É entender que sem Ele nada se pode fazer.

Eu tenho orgulho em dizer que sou servo de Deus e das pessoas. Minha arma é um balde e minha bandeira é uma toalha para lavar os pés de quem Deus colocar à minha frente. Eu tenho sinceridade para reconhecer que deveria lavar muitos outros pés, e preciso me disponibilizar com mais ousadia para alcançar esses pés.

Eu me humilho a ponto de reconhecer que não posso mais viver sem servir as pessoas. Esta postura me faz comprar brigas que eu não precisaria, me expor como não desejaria, postar e escrever coisas que não me tornam mais agradável ou mais querido. Minha compreensão a cerca do mundo e a cerca de Deus me constrange a combater o bom combate e me humilhar publicamente, a fim de que as pessoas sob meu círculo de influência sejam despertadas, reflitam e mudem. É humilhante sim soltar a voz e clamar no deserto condenando o pecado que no fundo todos querem fazer e confrontar os poderosos que nos bastidores todos almejam bajular,mas é prazeroso saber que Deus se agrada de tal exposição e atitude porque Ele odeia o pecado e porque Ele detém todo o poder.

Em Israel, o profeta fazia com que o líder acordasse para a realidade, se arrependesse do mal e se humilhasse. Em nossos dias é urgente que os profetas se levantem e os líderes os ouçam, se arrependam e se humilhem. Não podemos conviver com poderosos que não têm a capacidade de reconhecer o erro mem mesmo quando são pegos e condenados por corrupção e distribuição de propinas. Governantes que não expulsam de sua assessoria secretários e ministros "ficha-suja" estão tão sujos quanto eles, e não têm humildade para entender que são servidores públicos e não defensores de um grupinho, de um projetinho de poder, e por isso não merecem permanecer nele, pois o poder representa a autoridade divina, e não a vontade de uma quadrilha.

A humildade é pré-requisito para o poder. Os soberbos podem enganar os olhos dos simples e parecer mais preparados para governar, mas na verdade eles estão prontos é para alimentar sua própria vaidade e arrogância, e por isso não têm aprovação de Deus para governar. Os primeiros devem ser os últimos. Os maiores devem ser os que servem. Os exaltados devem ser humilhados e os humildes devem ser exaltados.

Deus abate o soberbo e dá graça ao humilde. A promessa do Senhor não é vazia, e não passará 2014 sem que ela se cumpra, pois o povo de Deus, os necessitados, os injustiçados, os inocentes e os pobres clamam noite e dia pela justiça de Deus, que a todos ouve. O circo montado com dinheiro público não vai distrair o Brasil da triste realidade em que vivemos e da terrível condição de arrogância dos atuais governantes. A vergonha que já passamos enquanto nação perante o mundo é a oportunidade de nos humilharmos diante de Deus e nos posicionarmos como cidadãos dos céus e da terra.  

Erramos ao não tomarmos frente da política no Brasil e deixamos os sujos se lambusarem com a politicagem ao invés de fazer política. É através da política que a justiça social deve ser feita. É através dela que os homens de bem devem agir, expulsando pelo voto os que já demonstraram pensar somente em si.

Que Deus derrame humildade sobre o Brasil. Humildade para a igreja, para os cidadãos, para os eleitores, para os políticos, para a imprensa, para os formadores de opinião e para os artistas. Que caia por terra toda forma de politicagem que trata eleição como futebol, onde as pessoas votam no que a pesquisa diz que vai ganhar. Que seja destruída toda forma de apoio a candidaturas baseado na troca de favores ou na compra de benefícios pessoas ou de um pequeno grupo.

Deus, salve o Brasil. Dá-nos humildade!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário