quarta-feira, 26 de março de 2014

Não seja burro! (Salmo 32.9)

espiritualmente burro, blog do pastor tulio, devocional
Devocional de 26/03/2014.

Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas; caso contrário não obedecem." (Salmo 32.9)

O salmo 32 é um poema davídico que fala sobre a importância de não se esconder o pecado, mas confessá-lo e abandoná-lo. No meio desse poema, o leitor é alertado de uma forma inusitada: "Não seja burro!" (Salmo 32.9).

A expressão "Não seja burro!" na Bíblia é acompanhada de uma explicação. Em nenhum momento o leitor é considerado intelectualmente inferior ou incapaz. A "burrice" está na necessidade que a pessoa tem de ser controlada, freada, machucada para seguir seu caminho, a exemplo de um cavalo ou burro, que precisa apanhar e sofrer com esporas , freios e rédeas para seguir o caminho que seu dono determina. O ser humano não precisa passar por isso. O verso anterior mostra como Deus quer que seja o nosso relacionamento com ele: "Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você." (Salmo 32.8).

Para não ser burro é preciso ser gente, inteligente, pensante, que confia na bondade do Senhor ao invés de sofrer com a dor (Salmo 32.10) e que anda no caminho que ele ele ensina, que segue os seus conselhos, que obedece o que ele diz. O caminho de Deus é perfeito e a palavra do Senhor é eficaz. Este caminho é estreito e difícil, e poucos passam por ele, mas é o caminho que conduz à vida. Para segui-lo não se pode errar a passada, não se pode desviar para a direita nem para a esquerda.

Esta mensagem é séria: "Não seja um burro espiritual!". Obedeça a Deus de livre vontade e arbítrio. Escolha conscientemente amá-lo de todo o seu coração e alma, com todo seu entendimento e força! Não empaque no caminho que Deus te mostrou, ande por fé e não por vista. Se você empacar como um burro, você vai apanhar como um burro, vai sofrer sem necessidade, vai chorar por sua própria vida durante um tempo em que deveria estar cuidando de outros.

A burrice espiritual tem tudo a ver com pecado oculto. Leia o Salmo 32. A pessoa espiritualmente burra sofre porque deixa de confessar seu pecado, porque omite sua culpa e se justifica o tempo todo, e desse modo não permite que Deus a transforme.

Livre-se disso, meu irmão e minha irmã! Avance na escola de Deus! Enquanto você fica remoendo o mesmo problema, o mesmo pecado, a mesma picuinha, você fica impedido de crescer, de ajudar outras pessoas e amar, ou mesmo de lidar com outros problemas, outros pecados e outras picuinhas... Vai ser burro assim lá na terra de Balaão!

Seja uma pessoa conforme a imagem e semelhança de Deus. Você tem a mente de Cristo! Você tem capacidades dentro de você que você nem imagina... O Deus que te criou sabe o seu potencial e quer que você o utilize... que faça grandes coisas, que realize maravilhas! Mas enquanto você não confessar ao Senhor o seu erro, enquanto não botar pra fora o que você faz fora da vontade de Deus, enquanto não se humilhar diante dele e clamar pelo seu perdão, você continuará fazendo as mesmas coisas, vivendo a mesma vida, colhendo os mesmos frutos, e será tratado(a) por ele como criatura, como bicho, e não como filho(a).

Arrependa-se. Ponha a boca no pó e a cabeça na cinza, rasgue suas vestes e o seu coração, mude de vida e deixe Cristo te iluminar! Deixe o Espírito Santo produzir em sua vida o melhor fruto: amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22-23).

Decida hoje pela libertação da burrice. Não deixe para amanhã. Nada é mais importante do que ser quem você nasceu pra ser. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? (Mateus 16.26).

Que saia agora de sua vida todo espírito de burrice... Que você se aproprie hoje das gloriosas bênçãos celestiais, e seja bem-aventurado(a), em nome do Senhor Jesus.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. É VERDADE O BURRO EMPACA E APANHA MUITO. O POVO QUE NÃO RESPEITA E NÃO PRATICA A PALAVRA DO SENHOR, É IGUAL O BURRITO. SALMOS 119.11 DIS.>>ESCONDI A TUA PALAVRA DENTRO DO MEU CORAÇÃO PARA NÃO PECAR CONTRA TI. ESTE É FILHO E NÃO É BURRO.

    ResponderExcluir