quinta-feira, 13 de março de 2014

Qual é a sua missão? (Ester 4.14)


Hadassa, Hamã, Mardoqueu, Vasti, Xerxes, Pérsia

Devocional de 13/03/2014.

"Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" (Ester 4.14b)

A Pérsia dominava o mundo desde a Índia até a Etiópia. Devido à falta de submissão da lindíssima rainha Vasti, a mesma foi deposta e promoveu-se um concurso de beleza a fim de substituí-la. O rei Xerxes se agradou da judia Hadassa, uma benjamita órfã que havia sido criada por seu parente Mardoqueu. A moça passou a se chamar Ester e se tornou a nova rainha do império.

O segundo homem mais importante do império se chamava Hamã. Todos o honravam, o obedeciam e se prostravam perante Hamã, e a vaidade lhe subiu à cabeça. Mardoqueu e o povo judeu eram os únicos que não se prostravam diante dele, e por isso Hamã passou a odiá-los. Em um momento de desatenção de Xerxes, Hamã conseguiu expedir um mandato de exterminação completa do povo de Deus, com data marcada para que todos os demais povos os atacassem e os aniquilassem. Mardoqueu e o povo de Deus rasgaram suas vestes, se vestiram de pano de saco e cinza, e choraram amargamente em alta voz, clamando ao Senhor por justiça.

Dentro do palácio, Ester literalmente vivia em outro mundo e estava alheia a tudo o que estava acontecendo. Contaram a ela sobre o estado de Mardoqueu, e ela lhe enviou roupas. Ele negou, é claro. Ester ficou aflita e procurou se atualizar sobre a realidade. Finalmente ela entendeu o tamanho do problema e tomou postura como rainha. Traçou planos, arriscou sua própria vida e conseguiu transformar a situação, provocando a vitória dos judeus e a ruína de Hamã e seus filhos, além de promover Mardoqueu ao lugar de Hamã.

O que mais me chamou a atenção nesta releitura de Ester foi a pergunta que Mardoqueu fez a ela quando lhe contou sobre o terrível problema que enfrentavam e lhe sugeriu que tomasse uma atitude: "Quem sabe se não foi por causa disso que você foi coroada rainha?" (Ester 4.14). Esta pergunta trouxe identidade, missão e sentido de vida a Ester, que mudou a sua forma de compreender a vida, e transformou a sua atitude. Ester deixou de ser uma nobrezinha alienada no conforto do palácio e passou a se ver como Deus a via, finalmente consciente de quem ela era, e porque ela estava ali.

Assim como Ester, você também tem uma missão de vida. Você não existe por acaso, e não é sem propósito que você pertence a esta família e nesta geração, mora neste bairro e nesta cidade, estudou nesta escola e fez este curso, trabalha nesta empresa e nesta função, congrega nesta igreja e atua neste ministério... enfim: "você é quem é por uma razão... você não é um acidente!" (Rick Warren, Uma Vida com Propósitos, Editora Vida).

Entenda que Deus faz tudo com um fim, e se você é instrumento de Deus, Ele também te colocou em posições estratégicas por algum motivo mais nobre do que o seu bem-estar pessoal. Quando falo em posição estratégica, não necessariamente estou me referindo a posições politicamente importantes, como a da rainha Ester, mas a posições espiritualmente significativas, que podem ou não ter relevância social a priori.

Peça a Deus para lhe mostrar o que Ele quer que você faça com a vida que Ele te emprestou. Não se permita pensar que sua vida consiste em apenas comer, beber e se divertir. Deus te criou pra algo mais! Pergunte-se o motivo pelo qual você é quem é, está onde está, faz o que faz e tem o que tem.

Quando você compreender melhor a sua missão, certamente você vai errar menos, acertar mais, e vai ser mais feliz. Além disso, você certamente vai direcionar melhor as suas orações e Deus, o Senhor que te designou para tal missão, certamente vai ouvir a oração e intervir para que esta missão se realize. Deus vai colocar você no lugar aonde você tem que estar para desenvolver a missão que Ele te deu. Já pensou nisso? Acredito que isso torna muito mais provável que você seja levantado para assumir posições de influência na sociedade.

Deixe a desconhecida Hadassa se transformar na poderosa rainha Ester. Tome uma postura definitiva em relação a quem você é neste planeta. Viva sua vida conforme a missão que você recebeu. Faça a vontade de Deus! Disponibilize-se para Ele e certamente você será um instrumento para a glória dEle.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário