segunda-feira, 17 de março de 2014

Meu Redentor se levantará (Jó 19.25)


Jó 19.25, revelação, futuro, apocalipse, final, devocional

Devocional de 17/03/2014

"Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra" (Jó 19.25).

Quando alguém diz que no fim tudo vai dar certo, isso muitas vezes parece um clichê, alguma coisa que se diz quando não há o que dizer. Mas no caso de Jó, principalmente em meio a todo o seu discurso, percebemos que ele não disse isto por dizer... Jó realmente sustentava uma esperança real de que um Justo Advogado se levantaria sobre a terra para defendê-lo perante Deus e os homens.

É claro que ele não tinha uma visão tão clara quanto temos hoje, em virtude de toda revelação bíblica a que temos acesso e ele não tinha, mas precisamos valorizar o quanto ele de fato cria na revelação parcial que possuía: "Eu sei", dizia Jó.

A esperança no futuro é o que nos permite viver o presente. Não há nada mais triste do que a falta de perspectiva, o desespero, a sensação de que nada mais pode ser feito, que não tem jeito, já era... Jó tinha tudo para desenvolver uma teologia desanimada e triste como a de Eclesiastes, mas pelo contrário, mesmo sofrendo muito mais do que o Sábio, Jó dava asas a sua esperança em um Redentor Vivo que no final de tudo se manifestaria e o salvaria de tudo aquilo.

Eu e você precisamos olhar para o porvir, para a Revelação, para o Apocalipse do Nosso Senhor Jesus Cristo, para o Grande dia, para a Manifestação pela qual toda natureza espera e declarar: "Eu sei que o meu Redentor se levantará!"

Saber significa crer, ter certeza, convicção, fé, e consequentemente ter absoluta paz interior para passar por quaisquer circunstâncias, pois o Reino de Deus é maior que tudo isso... Só quem sabe que o seu Redentor Vive é capaz de viver por fé. Não há sentido nenhum em vivermos uma fé cristã que traga resultados somente para este tempo em que vivemos. O apóstolo Paul chega a dizer que se cremos somente para está vida, então somos as mais infelizes entre todas as criaturas (1 Coríntios 15.19).

É preciso entender que este "saber" sobre o Redentor não é algumas simples, automático, teórico ou fácil... Guardadas as devidas proporções, somente experiências como a de Jó podem nos fazer "saber" que Ele Vive. Somos assim... Somente quando sofremos "na pele" como Cristo sofreu, somente quando somos batizados no seu batismo, somente quando experimentamos a angústia de Jó,  é qe nosso coração e nossa mente ficam prontos para receber de Deus esta maravilhosa revelação.

Isto é algo que incomoda muito o nosso cristianismo de microondas. Não queremos lidar com a dor... Vivemos a ilusão de uma teologia da prosperidade que nao nos prepara para o que realmente significa a Cruz. Guiamos nossa religiosidade na busca do bem-estar e do conforto, de um "deus" que nos ama e tudo faz or nós... um empregadinho ao nosso dispor... Mas o conhecimento pleno a respeito do Deus Vivo, o Deus de Jó, nos deixa absolutamente convictos de que há muita coisa errada com a cristandade pos-moderna.

"Eu sei que meu Redentor Vive e no final se levantará sobre a terra". Bem-aventurados os que sabem mesmo, e O honram por isso. 

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário