sexta-feira, 14 de março de 2014

O "pecado" de Jó (Jó 1.4-5)


oração, intercessão, ensino, Palavra, madrugada, guerra espiritual

Devocional de 14/03/2014.

Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles. Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: "Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus". Essa era a prática constante de Jó. (Jó 1.4-5)

Não, eu não vou pregar nenhuma heresia aqui. Pode ficar tranquilo! Conforme vai ficar provado ao longo de todo o livro, Jó não pecou (Jó 1.22; Jó 2.10). Pelo contrário, ele era justo, íntegro, irrepreensível, temente a Deus e evitava o mal (Jó 1.8 e 2.3). 

Como se não bastasse o zelo pela sua própria integridade, Jó ainda combatia o pecado à sua volta. A Bíblia afirma que ele mandava chamar seus dez filhos e fazia com que eles se purificassem. Não satisfeito, ele mesmo passava as madrugadas oferecendo holocausto em favor de cada um deles, pois "vai que eles pecaram e nem se aperceberam disso!". E isto era uma prática contante! (Jó 1.4-5).

Acredito que foi isso que irritou satanás: A prática constante do ensino e admoestação, somada à intercessão pelos pecados de sua família, isso causava desespero no diabo... 

Pense comigo: É preciso entender que Deus é onisciente e onipresente. Portanto, quando Deus pergunta a satanás por onde ele andava, Deus já sabia a resposta... O Senhor sabia que satanás rodeava a casa de Jó e ficava estarrecido por não encontrar uma brecha para derrubá-lo. Irritado e evasivo, ele não responde diretamente à pergunta de Deus, não cita o nome de Jó e que diz alguma coisa do tipo: "eu tava dando um rolezinho por aí!". O Senhor zomba de satanás, mostra que sabia o que satanás fazia e pensava, e lhe desafia: "reparou em meu servo Jó?"

Vou explicar agora qual foi o "pecado" de Jó. Escrevo "pecado" entre aspas porque não se trata de um pecado no sentido teológico da palavra - apenas uso aqui a palavra no sentido moderno, significando a "causa" que gerou a consequência. Qual foi o "pecado" de Jó? O que Jó fez para ser tão duramente castigado? Jó ensinou o temor a Deus e intercedeu por seus filhos.

Entenda: Em tudo o que acontece em qualquer lugar de nosso planeta, com qualquer pessoa e em qualquer época, coopera ou atrapalha o plano eterno de Deus que é o estabelecimento do Seu Reino. Quer você acredite nisso ou não, quer você aja consciente ou inconscientemente em relação a isso, você também é um instrumento favorável ou contrário ao cumprimento da vontade do Eterno Deus. 

Há uma guerra espiritual em curso. Satanás é o anjo rebelde que luta para "jogar água fria" no projeto divino. No final, Deus vai vencer de qualquer jeito, e até o diabo sabe disso, pois o próprio Deus onisciente já o revelou. Porém, satanás quer adiar e apequenar esta vitória, fazendo com que grande número de potenciais filhos de Deus se desviem do propósito para o qual foram criados e no final sejam aniquilados junto com ele no fogo do inferno, ao invés de se purificarem e glorificarem a Deus, tornando-se seu povo para sempre.

Nesta guerra espiritual, algumas pessoas ocupam posição estratégica, conforme o número de pessoas que elas podem aproximar ou afastar de Deus. Isto vale para todo tipo de poder estabelecido: lideranças religiosas, políticas, sociais, econômicas e familiares. Jó era simplesmente o homem mais rico de todo o oriente (Jó 1.3), tinha uma família próspera e unida, muitos empregados e amigos. E como ele utilizava o ensino e a intercessão para exercer uma liderança extremamente positiva para o reino de Deus, satanás o odiava, o rodeava, e seria capaz de fazer qualquer coisa para destruí-lo. O "pecado" de Jó foi ser instrumento de Deus em seu tempo.

E você? Quer ser um instrumento de Deus como Jó, para a glória do Todo-Poderoso e para o desespero do diabo? Pense bem... Se você disser que sim, atrairá a revolta de satanás contra a sua vida... Mas se disser que não, atrairá a ira de Deus sobre você! Devo te alertar que, por um lado, satanás é impaciente e imediatista: vai intentar logo contra as pessoas que atrapalharem seu projeto; e por outro lado, Deus é paciente e longânimo: vai deixar você levar sua vida tranquilamente e esperar enquanto for possível para que você mude lado, mas no Grande Dia Ele virá como Justo Juiz, e sua ira será fogo consumidor... Portanto, escolha bem!

Talvez você pergunte: "Mas eu preciso mesmo me posicionar? Eu não quero atrapalhar Deus em nada... Ele que estabeleça o seu Reino como quiser... mas também não quero me entregar como instrumento dEle e sofrer perseguição do diabo!". Infelizmente, eu te digo, esta opção não existe! O Senhor não aceita o morno: para Deus, ou você é frio, ou é você é quente... o morno será vomitado junto com o frio (Apocalipse 3.16). O Senhor Jesus disse: "Quem não é por mim, é contra mim. Quem não ajunta comigo, espalha" (Mateus 12.30; Lucas 11.23).

Portanto, não tem jeito: você tem que se posicionar! Ou você comete o "pecado" de Jó e atrai sobre si a perseguição do inferno - porém tudo vence com a graça de Deus - ou você comete o pecado de satanás, opondo-se contra o domínio absoluto do Deus Eterno, que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Assim como a rainha Ester vivia no conforto do palácio alheia a tudo o que acontecia de importante no mundo espiritual até que foi alertada por Mardoqueu, mudou sua atitude e tomou sua posição como rainha, assim também você agora está sendo alertado pelo Espírito Santo para que deixe de negligenciar o Reino de Deus, mude sua atitude e tome sua posição como cristão (pequeno Cristo), como instrumento de Deus para transformar o mundo através do amor ao próximo e da fidelidade a Deus.

Jó fazia isso ensinando seus filhos, forçando-os a se purificar perante Deus, intercedendo toda madrugada pela vida deles, clamando a Deus pelo perdão dos pecados deles, e certamente agindo com integridade e ética em todas as suas relações sociais e econômicas e expandindo suas amizades a lugares distantes - repare que Jó era da terra de Uz (hoje Jordânia), e seus principais amigos eram de três outras cidades diferentes.

Jó era uma "pedra no sapato" de satanás, e um instrumento de glória para Deus. Deus se orgulhava de Jó! E você? Como tem influenciado sua família e seus amigos para Deus? Por quantas vidas você tem clamado em intercessão? Com que ética e princípios você tem agido em suas relações econômicas e sociais? Como você tem influenciado seus amigos? Você tem sido uma pedra no sapato de satanás ou uma pedra no caminho do Senhor Jesus? De que lado você está? Você está ajudando a estabelecer o Reino de Deus, orando "Maranata, Vem Senhor!", ensinando a Palavra de Deus e orando pela conversão das nações? Ou você está (ainda que sem querer) levando a vida negligentemente, emprestando ouvidos para o mal, zombando de quem busca intensamente a justiça de Deus contribuindo para adiar a volta de Cristo e deixando que muitos pereçam por falta de conhecimento e instrução? 

Escolha o caminho de Jó. Escolha servir a Deus! Esta pode ser uma decisão que lhe traga dor, perdas, aflições e lutas... mas "do que adianta ganhar o mundo inteiro perder sua alma?" (Marcos 8.36). Escolha o caminho estreito, a porta estreita, a contra-mão do mundo, o negar-se a si mesmo... Escolha a Cruz! Decida ser instrumento de Deus para salvar as pessoas da morte. Decida adotar a prática constante do ensino da Palavra e da Oração, como Jó fez, como os apóstolos de Cristo fizeram (Atos 6.4). Vai valer à pena!!!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br



13 comentários:

  1. Aleluia, louvado seja Deus, criador de todo universo.Santo e eterno. Fiquei muito feliz com a mensagem que o Espírito de Deus continue dando discernimento. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. 🙌🙌🙌🙌🙌🙌👏👏👏👏Amém. Glórias à Deus

    ResponderExcluir
  3. 🙌🙌🙌🙌🙌🙌👏👏👏👏Amém. Glórias à Deus

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, pelo ensinamento. Graça e paz

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Jó não pecou antes, mas depois ele pecou, isso fica claro em Jó 32, versículo 1, favor lerem, e a palavra diz que todos pecaram, como tá escrito na palavra em Romanos 3:23.
    Graças e Paz. (Y)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o problema é que as pessoas só estão lendo até o capítulo 2 do livro e não o livro todo!! Jó pecou e foram muitos os pecados ok vamos lá ele acusa Deus de tudo e murmura ele diz que Deus rir da miséria ou do sofrimento dos Justos e isso não é verdade!!! No capítulo 38 Deus da uma bronca nele e no final ele Jó reconhece se abomina e se arrepende de tudo aí fica tudo bem!! Mas dizer que ele não pecou e um pecado!!kkk

      Excluir
  6. Me desculpem mas estao equivocados afirmando que jó nao pecou contra Deus.jó 3.3 . jó 3,11. Lendo o texto completo, jó amaldicoa o dia em que nasceu e sua cria e isso é pecado. Foi mal ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yury Alexsandro Rodrigues14 de janeiro de 2024 às 14:05

      Beleza, então você está afirmando que o próprio Jesus Cristo pecou ao amaldiçoar a figueira?
      Jó estava em um momento depressivo, em momento nenhum pecou contra o Senhor, nem deu ouvido ao que os “amigos” disseram. É pecado Amaldiçoar PESSOAS, Jó amaldiçoou o dia de seu nascimento, são coisas diferentes, completamente. Portanto, nem Jó, nem Jesus Cristo pecou! Seu comentário foi equivocado e sem nenhum fundamento teológico! Fique na paz.

      Excluir
  7. Jó pecou sim ... Devemos fazer um estudo sempre aprofundado.. estudos superficiais dão nisso ...

    ResponderExcluir