sábado, 1 de março de 2014

Mãos à obra! (1 Crônicas 28.20)

Seja forte, Seja corajoso, Não tenha medo, não desanime, Deus está com você, Termine a obra
- Devocional de 02/03/2014.
- Mensagem ministrada à Igreja Batista Central do Barreiro, em Belo Horizonte, dia 02/03/2014, na reunião das 10h.

"E acrescentou: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor(1 Crônicas 28.20).

Ao passar a coroa para Salomão, o rei Davi esclareceu o grande legado que havia lhe deixado, e o desafio de construir o Templo em Jerusalém. No discurso final, seus últimos conselhos devem servir de inspiração a cada um de nós inda hoje.

1) Seja Forte

Alcançar um objetivo exige Força. É preciso ser forte para resistir aos ataques e às calúnias dos invejosos. É preciso ter muita determinação para enfrentar uma guerra todo dia. O propósito precisa estar firme, pois qualquer vacilo pode levar à derrota. 

Pelo Espírito do Senhor, Sansão tinha força para rasgar um leão ao meio (Juízes 14.6), e mesmo depois de se afastar de Deus, de perder os cabelos e até os olhos, ele ainda teve força para destruir seus inimigos (Juízes 16.30). A força que vem de Deus não te abandona nem mesmo quando você se afasta dEle. A força é o poder interior que te move e te impulsiona a lutar.

Até mesmo para entrar no Reino de Deus é preciso empregar força. Só os fortes possuirão o Reino de Deus (Mateus 11.12). Deus manda seu povo transformar arados e foices em espadas e lanças. Diga o fraco "eu sou forte!" (Joel 3.10). Ele ordena que nos fortaleçamos no Senhor e na força do seu poder (Efésios 6.10).

A primeira característica de um guerreiro de Deus é a força. A força é o vigor, o ânimo, o poder de Deus em sua vida. A alegria do Senhor é a sua força (Neemias 8.10). A convicção de estar fazendo a coisa certa, a fé no Deus que tudo pode, o amor ao Senhor com todo coração, alma, força e entendimento e o amor ao próximo como a si mesmo é que vão gerar em você a força necessária para vencer qualquer barreira, transpor muralhas e derrotar exércitos (Salmo 18.29). Seja forte!

2) Seja Corajoso

Coragem é diferente de força. Enquanto a força é utilizada todos os dias para vencer um desafio onde há convicção, a coragem é gerada a partir da ousadia, da convicção para realizar algo que ainda não foi feito. O corajoso vence o medo que há dentro de si.

O pequeno Davi não era mais forte do que nenhum soldado de Saul, mas ninguém era corajoso como ele para enfrentar Golias e derrotá-lo em nome do Senhor dos Exércitos (1 Samuel 17.11,24,32).

Os apóstolos de Jesus evangelizavam com grande coragem, ousando arriscar a própria vida para que a Palavra de Deus fosse pregada por toda parte. O exemplo de Paulo é o mais contundente: após quase ser despedaçado pelos judeus no sinédrio, o Senhor lhe ordenou: "Coragem! Pois você testemunhará a meu respeito em Roma!" (Atos 23.11).

É preciso ter coragem para tomar decisão! É preciso ser atrevido e "dar a cara a tapa" para resolver problemas em definitivo. O medroso é relutante, ele adia para amanhã a decisão de hoje. Mas o corajoso toma frente e tem atitude, ainda que isso gere alguma insatisfação em si mesmo. Seja corajoso. Seja ousado. Seja valente!

3) Mãos à obra

O terceiro conselho de Davi a Salomão foi: "Mãos à obra! Mãos ao trabalho! Faça!". Não adianta alguém ser forte e corajoso para falar, planejar, preparar, mas não "pegar pra fazer". É preciso "botar a mão na massa" e executar os planos traçados.

Houve um rei em Judá chamado Joás que, segundo as Escrituras, fez o que o Senhor aprova durante os anos que o sacerdote Joiada o orientou, mas não derrubou os altares idólatras (2 Reis 12.2-3). Esse rei passou 23 anos juntando dinheiro pra fazer uma reforma no templo e não fez. Demorou tanto pra fazer que quando começou a obra, foi ameaçado pelo rei Hazael, de Síria, e teve que pegar todo o dinheiro que tinha juntado e enviar para Hazael a fim de comprar a paz.

O Espírito Santo nos ensina a não procrastinar: !Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje!(Provérbios 3.28). A obra que é para hoje não deve ficar para amanhã. Você fez um propósito para este ano? Já estamos em março! Quase 20% do ano já se foi... Portanto: Não elabore seu próximo propósito para o ano que vem! Faça planos para este ano mesmo... Não seja escravo do calendário, nem do relógio! Faça hoje o que você sabe que precisa fazer...

Você não sabe o que tem que fazer? Eu te digo: Entregue-se hoje a Jesus, e torne-O único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida! Não espere mais... Você se desviou do Caminho de Deus? Volte para Ele agora! O Pai te espera de braços abertos, não importa o que você tenha feito com a herança que você consumiu antes da hora. Ele quer te abraçar, te beijar, te calçar os pés, te vestir com novas vestes e colocar em teu dedo o anel de filho (Lucas 15.20). A hora do conserto é agora! Mãos à obra. Aja! Renda-se novamente ao Senhor! Consagre-se ao ministério que Ele te chamou! Reconcilie-se com a pessoa que ainda guarda mágoas de você! Tome a atitude que ninguém vai tomar em seu lugar.

4) Não Tenha Medo

Esta é uma das frases mais repetidas na Bíblia. "Não temas!", "Não tenha medo!". O medo paralisa a ação. Mesmo para quem é corajoso, o medo está ali, é preciso derrotá-lo! O medo do fracasso, o medo da decepção, o medo da dor, o medo do sofrimento, o medo corrói. O medo de perder tira a vontade de ganhar!

O amor comprometido lança fora o medo (1 João 4.18). O servo medroso que enrolou a mina em um pedaço de pano porque ficou com medo de investir e perder (Lucas 19.20-21) foi duramente repreendido e castigado.

O rei Saul ficou com medo dos filisteus e por isso foi consultar os mortos. O pavor lhe trouxe desespero, e o desespero lhe trouxe o ato impensado, a desobediência e a perda do reino (1 Samuel 28.5,7).

Portanto, não tenha medo! Faça convicto aquilo que tem que ser feito. Ame o Senhor! Ame o seu próximo! Avance rumo ao propósito que Deus escreveu no seu coração! Abra mão do pecado que te escraviza. Rompa com o passado que te prende e te afasta de tudo o que Deus tem pra você. Faça isso hoje! Não tenha medo! 

5) Não Desanime

O desânimo é uma das ferramentas preferidas de satanás contra a obra de Deus. O desanimado pensa: "isso dá muito trabalho!", "é difícil!", "estou cansado", "tá muito quente hoje", "tá chovendo!", "não tô sentindo vontade!", "não tô a fim!". Mas eu afirmo: Deus não te chamou pra servi-lo quando você estiver a fim, meu querido(a)! Não é quando você sentir vontade, nem quando o tempo e o clima forem propício, nem quando tiver dinheiro sobrando, ou quando for fácil de fazer ou obter resultado. Não! Declare derrota ao desânimo. Jogue-o fora. Lance-o para longe da sua vida, em nome de Jesus!

O desanimado se torna preguiçoso, e não alcança nada do que deseja (Provérbios 13.4), pois pensa: "Se eu sair lá fora, o bicho vai me pegar!" (Provérbios 22.13). Mas Deus não tem prazer naquele que desanima e retrocede; Ele salva aquele que crê e age (Hebreus 10.38-39; Tiago 2.21). Davi podia aconselhar Salomão contra o desânimo porque quando ele era ainda um carregador de queijo e todos os israelitas davam como perdida a luta contra os filisteus por causa de Golias, ele convenceu o rei Saul de que podia lutar, foi lá e venceu (1 Samuel 17.32).

Jesus ensinou a seus discípulos uma parábola sobre o dever orar sempre e nunca desanimar (Lucas 18.1). A viúva tinha todos os motivos para "jogar a toalha" e parar de gastar energia com uma luta ingrata, que tinha todos os indícios de que não iria adiantar, mas ela perseverou, persistiu e conquistou a sua vitória, porque não se deixou abater e não desanimou.

O quinto conselho do Maravilhoso Conselheiro para você hoje é "Não desanime!". Não olhe as circunstâncias, não olhe as dificuldades. Use os olhos da fé e enxergue a vitória que está diante de você. Não deixe o pecado te dominar. Vença a preguiça e domine o seu corpo e a sua alma. Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará (Efésios 5.14)!

6) Saiba que Deus está com você

A presença do Senhor faz toda a diferença. A vitória vem a você quando você sabe que Ele está contigo! Quando Deus entra numa batalha, Ele não a abandona e nem a deixa enquanto não cumpre o Seu propósito. 

Moisés sabia que não poderia conquistar a terra prometida sem a presença de Deus. Quando Deus ameaçou não seguir mais com o povo, Moisés disse: "Se Tu não fores conosco, não arredaremos o pé!" (Êxodo 33.15-16). Da mesma forma, o Senhor Jesus declarou aos discípulos: "Sem mim, vocês não podem fazer nada!" (João 15.5).

Perceba que o sexto conselho de Davi a Salomão traz uma revelação importante: O Senhor era Deus de Davi, mas ainda não era Deus de Salomão. Aquele menino de 7 anos ainda não conhecia o Senhor, e por isso Davi lhe disse: "O meu Deus está com você". Isto mostra que Deus abençoaria Salomão por causa de Davi, e não por causa do próprio Salomão. Muitas vezes, o Senhor pode dar uma cura, uma libertação, um livramento a uma pessoa por causa da fé de outra pessoa... Quantos filhos são libertos por causa da oração de uma mãe? Quantos povos serão alcançados por causa da sua oração?

"Deus conosco" é um dos nomes revelados do Cristo (Mateus 1.23). Se você crê nEle, nunca se esqueça de que Ele está contigo até a consumação dos séculos (Mateus 28.20). Não é coincidência o Evangelho de Mateus começar e terminar com esta afirmação. Saiba que Deus está presente agora, aí onde você está. Chame-o enquanto Ele está perto (Isaías 55.6).

7) Termine a Obra

O homem tem mania de iniciar as coisas e não concluir, mas concluir obra inacabada é especialidade de Deus. O Senhor não larga as coisas pela metade, mas leva adiante seu propósito e termina o que começa com qualidade, porque é Fiel.

Tudo que aconteceu em sua vida e te trouxe até aqui neste dia foi cuidadosamente planejado pelo Todo-Poderoso Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente. O Senhor faz todas as coisas com propósito, e a todos Ele sonda e conhece no íntimo. Ele conhece até os seus pensamentos (Salmo 139.2).Jesus conhece o coração e a intenção de todos (João 2.24), até mesmo aquilo que pensamos quando estamos sozinhos debaixo da figueira (João 1.48). Ele sabe o que te falta. Ele vai te completar!

Aquele que começou a boa obra em sua vida é Fiel para completá-la (Filipenses 1.6). Ele está formando em você um homem perfeito, Cristo Jesus, a imagem perfeita do Pai. Deus quer que você cresça até alcançar a medida da plenitude de Cristo (Efésios 4.13), por isso Ele te prova como se prova o ouro puro (Jó 23.10), para que uma vez provado, você seja aprovado (1 Pedro 4.12).

O sétimo conselho de Davi a Salomão deixou claro o alvo, o propósito, o fim a ser alcançado. Corra a corrida para ganhá-la. Saiba para onde você está remando. Avance, desembarace-se daquilo que deve ficar para trás. Prossiga para o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.13-14). Vamos em frente. Termine o que começou. Mãos à obra!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br



7 comentários:


  1. Maravilhoso texto. Deus o abençoe Pastor Tulio.

    ResponderExcluir
  2. Que palavras ótima vindo direto de Deus que Senhor continua sempre abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  3. Lindas palavras, me impactou muito e que Deus te abençoe grandemente para que continue abençoando cada dia mais a mais pessoas!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo excelente comentário ao versículo. Haja luz!

    ResponderExcluir
  5. Palavras abençoadas por Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns reverendo, muito ótimo esse estudo, aproveitei para ministra para meus obreiros. Deus te abençoe sempre com muita unção.

    ResponderExcluir