sábado, 8 de março de 2014

Reine como Ciro (2 Crônicas 36.23)

templo, Jesus Cristo Reina, todos os reinos da terra, devocional
Devocional de 08/03/2014.

"Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o Senhor seu Deus seja com ele, e suba" (2 Crônicas 36.23).

Deus é Senhor do céu e e da terra. Ele tem todo o poder e reina sobre tudo e todos. Os governantes sábios entendem isso, mesmo aqueles que não pertencem ao povo de Deus. Foi o caso de Ciro, rei da Pérsia. Não se pode desprezar  o registro da declaração de um homem tão poderoso, que reconheceu que o fato de todos os reinos da terra estarem sob sua responsabilidade era uma dádiva do Eterno, o Deus de Israel (2 Crônicas 36.23).

A maioria de nós, mesmo tendo tão pouco ou quase nada, muitas vezes nos orgulhamos do que temos como se fosse a força do nosso que nos proporcionasse isso. Mas isto é o mesmo que se esquecer de Deus, não considerá-lo, não honrá-lo, e em soberba exaltar o próprio coração como auto-idolatria intolerável (Deuteronômio 8.11-17).

Quem tem temor do Senhor e sabedoria não se porta assim. O justo sabe que do Senhor é a terra e tudo o que nela há (Salmo 24.1), e por isso não eleva os olhos nem o coração buscando glória para si mesmo (Salmo 131.1). 

Dar glória a Deus é reconhecer como Ciro: "O Senhor me deu". É saber que dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11.36). Quando reconheço que tudo vem de Deus, não me comporto mais como alguém que escolhe um deus-servo para servir ao eu-senhor. Ao contrário, disponho-me como eu-servo para servir ao Deus-Senhor. Isso muda tudo! Ao compreender isso, luto para implantar o reino de Deus e não o meu: "venha o Teu Reino", e foco na vontade de Deus e não na minha: "seja feita a tua vontade" (Mateus 6.10). 

Isso é muito mais do que um princípio de mordomia de bens. É acima de tudo um princípio de mordomia de poder. Todas as coisas são dEle, e todo o domínio também e dEle. Ele é o Senhor! E Ele não aceita que alguém o chame de Senhor sem fazer o que Ele manda (Lucas 6.46).

A obediência a Deus é o sinal visível que diferencia um homem-servo que serve ao Deus-Senhor do homem-deus que criou para si um deus-servo. Após o exílio, Ciro, o pastor ungido de Deus, usou seu poder como rei da Pérsia e soberano de todos os reinos do mundo para obedecer a ordem do Senhor e reconstruir o templo de Jerusalém, em Judá, além de reenviar para lá os judeus (Isaías 44.28). Ciro considerava seu poder como instrumento da justiça de Deus.

Como você tem considerado e usado o poder que Deus te dá? O que teu feito com seu poder como pai, mãe, pastor, irmão, amigo, cidadão, comprador, vendedor, conselheiro, servo, ministro, evangelista, professor, auxiliar, reparador, administrador, empresário, cozinheiro, médico, líder, eleitor, telespectador, consumidor, etc.? Tem obedecido a Deus? Tem feito a vontade dEle? Tem edificado o templo dEle? Você O tem honrado? Tem sido instrumento do Espírito Santo? O que você está fazendo com a vida que Deus te deu? Como tem cuidado do seu corpo? Como tem alimentado a sua alma? Que cuidado tem tido com seu espírito?

Não importa se você, como Ciro, recebeu de Deus o governo sobre todos os reinos da terra, ou se você é um "zé-ninguém"... você precisa reconhecer que  dEle é o reino, o poder e a glória para sempre (Mateus 6.13). É claro que a quem muito é dado, mais será cobrado (Lucas 12.48), mas mesmo se você tiver recebido pouco poder e influência, esse pouco lhe será cobrado, como foi cobrado aquele servo que recebeu uma só mina para administrar, mas não a multiplicou como assim fizeram os servos que receberam cinco e dez minas (Lucas 19.12-26).

Glorifique o Senhor com tudo o que você tem e com toda a sua influência. Use o seu poder, a sua posição, o seu talento, a sua beleza, a sua capacidade, a sua inteligência, a sua força, o seu dinheiro, o seu amor... tudo o que há em mim bendiga o Seu Santo Nome (Salmo 103.1)! Adore a Deus com o que você tem de melhor (Provérbios 3.10), ame-O com todo o seu coração, toda a sua força e alma, e com todo o seu entendimento, pois não há nada mais importante do que isso (Mateus 22.37-38).

Exerça seu poder honrando a Deus, declarando que o que você é e tem, só é e tem porque dos céus isso lhe foi dado (João 19.11). Influencie a cultura a sua volta para transformar o mundo ao invés de se amoldar ao seu padrão (Romanos 12.2). Dedique sua vida, sua família, seu trabalho e tudo que você faz a serviço do Reino de Deus. Até mesmo os simples atos de comer e beber, devem ser feitos para a glória de Deus (1 Coríntios 10.31). Você não está nesta vida por acaso. Você tem uma missão! Deus te elegeu nEle antes da criação do mundo para que você o glorificasse (Efésios 1.4).

A Bíblia diz que em Cristo você reinará em vida (Romanos 5.17). Reine como Ciro. Governe como quem sabe que o domínio é do Senhor. Jesus Cristo Reina! A ele seja a glória eternamente.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário