sábado, 22 de março de 2014

Deus ouve o gemido do pobre (Salmo 12.5)

Salmo 12.5, gemido do pobre, necessitado, miséria, pobreza
Devocional de 22/03/2014.

"Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei", diz o Senhor. "Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam." (Salmos 12.5)

O livro dos Salmos é um livro de orações que as pessoas fazem a Deus. Mas de vez em quando, no meio das orações, Deus se levanta e já responde com palavras puras como prata refinada sete vezes (Salmo 12.6).

Davi observou uma ocasião em que a corrupção era exaltada entre os homens e os ímpios andavam altivos por toda parte (Salmo 12.8), então fez uma oração curta e direta, dizendo: "Salva-nos, Senhor! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens. Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções." (Salmo 12.1-2). Deus respondeu de imediato, afirmando que se levantaria já, e salvaria os pobres e oprimidos (Salmo 12.5).

Não é muito diferente do que acontece hoje. Vivemos dias em que aqueles que deveriam zelar pela justiça, pela liberdade e dignidade das pessoas, vivem arrogantemente em meio a mentiras, bajulações e escândalos, que são sucedidos por novos escândalos antes que os primeiros sejam absorvidos. Tempos em que as instituições não têm credibilidade, e não se pode confiar em ninguém, pois se até os governantes, os legisladores e os juízes estão pactuados com o mal, quem fiscalizará os demais? Neste contexto, multinacionais adulteram alimentos, mineradoras e petroleiras cometem aberrações contra o meio ambiente, federações esportivas forçam resultados de jogos e campeonatos, empreiteiras constroem prédios que não param em pé e até lideranças eclesiásticas trocam favores por votos de cabresto. Já não se confia em ninguém entre os homens!

A exemplo de Davi, nossa única esperança é o socorro do Altíssimo. Clamamos: Salva-nos, Senhor! Precisamos de tua intervenção, pois as mentes estão corrompidas e nossos parlamentares falam abertamente que trocam o apoio a projetos escusos do poder executivo em troca de cargos públicos ou de verbinhas adicionais... Tem misericórdia, Deus! Vem e faz algo entre nós, pois advogados do partido do governo são eleitos juízes federais e fazem conluios para que esses líderes do mal permaneçam sem punição, andando por toda a parte... Protege-nos, ó Pai! Só Tu podes nos libertar deste governo inescrupuloso, que desvia o dinheiro de nossos impostos para construir estádios-teatros que só os ricos e os loucos podem acessar enquanto nosso povo não tem sequer casa para morar; para construir portos em países comunistas enquanto as empresas brasileiras não conseguem exportar por falta de infraestrutura portuária e estradas; para comprar refinarias falidas no exterior e levar ao chão nossa estatal petrolífera que já foi uma das dez maiores empresas do mundo, enquanto nossas microempresas não conseguem durar nem dois anos, de tanto imposto que pagam; para pagar financiar a ditadura cubana em troca de semi-escravos que de lá querem fugir pra qualquer lugar, enquanto nossos médicos não têm plano de carreira e nossos hospitais e postos de saúde estão sucateados; para prometer e começar a construção de hospitais, metrôs, transposição de rios, trens-balas e tantas outras obras, mas não concluir nenhuma delas, enquanto o dinheiro que já foi captado com o maior imposto do mundo é desviado na forma de propinas para partidos políticos, deputados, juízes e funcionários públicos de todas os escalões. Deus, livra-nos desse governo escroto que vende uma imagem de que está tudo bem quando nada está bem; que encomenda pesquisas fajutas para parecer que tem o apoio da maioria da população; que inverte os valores constitucionais e luta para destruir a família, o casamento e a liberdade de expressão e de fé. Deus, derruba do trono esses tiranos que tentam manter o pobre para sempre na miséria, negando-lhe a educação básica e enganando-lhe com o favor de uma bolsa-esmola mensal, que o torna eternamente grato a um governo "bonzinho" e eternamente dependente de uma ajuda paternalista, que não tem associa a ajuda de hoje a um plano futuro de saída da miséria, com dignidade e segurança.

O Deus Vivo e Todo-Poderoso ouve as nossas orações e age em favor do necessitado oprimido. A libertação e a segurança estão a caminho. O Senhor está se levantando do seu trono e a sua mão poderosa vai tocar a nossa nação.

Isto vai acontecer em breve, e a realidade de milhões de famílias no Brasil será transformada. Deus vai transformar realidades como, por exemplo, a de Ribanceira, distrito de São Romão, à margem do Rio São Francisco, no norte de MG (na foto acima: trabalho missionário da Equipe do Amor, com Irmã Neli e minha mãe Irmã Rosinha), onde por causa do descaso do poder público, centenas de famílias não têm sequer um posto de saúde, não têm o mínimo de condições de higiene, moram amontoados em pequenas casas sem sequer cama para todos, e comem do resto do resto daquilo que alguém doou e outro alguém levou. Lugares onde poderiam ser implantadas cooperativas de plantação de batata ou diversos outros tipos de legumes e frutas, mas não ocorre ainda porque os poderosos, ao invés de investir em iniciativas de desenvolvimento local, preferem torrar o dinheiro público em publicidade e propaganda do governo, e em campanhas bilionárias para garantir a reeleição.

Eu creio na Palavra de Deus e estou certo de que Ele vai ouvir o clamor dos justos, o jejum dos contritos, o desespero dos miseráveis, e o pedido de justiça dessa terra, que não aguenta mais ser tão explorada e agredida. Eu te convido a se juntar a mim neste clamor diário por um país digno, justo, sustentável e ético. Eu te convido a não ceder, nem desanimar, enquanto não contemplar o cumprimento dessa promessa do Senhor: Deus ouve o gemido do pobre, e se levanta para transformar a realidade.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário