segunda-feira, 10 de março de 2014

Estude, Pratique e Ensine (Esdras 7.10)

Estudar, Praticar, Ensinar, mandamentos, decretos, Pérsia, Babilônia, Israel
Devocional de 10/03/2014.

"Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas" (Esdras 7.10).

Exilado na Babilônia, o povo de Israel chorava e se lamentava diante do castigo imposto pelo Senhor devido a suas transgressões. Sem pátria, sem propriedade, sem família, sem direitos, sem liberdade, sem dinheiro, sem alegria, sem religião e sem força, só restava a esperança da promessa de Deus de que um dia traria seu povo de volta. Este dia chegou, e a mão do Senhor estava com o escriba Esdras, que amava a Palavra de Deus.

Esdras era respeitado pelos homens, até mesmo pelo rei da Pérsia, por causa de sua dedicação ao que fazia. Ele foi um líder exemplar porque se dedicava a Deus e à Sua Palavra em três aspectos: 1) estudar; 2) praticar; 3) ensinar. É sobre isso que vamos tratar agora.

1) Estudar

Esdras tinha decidido se dedicar ao estudo da Lei do Senhor. Ele não apenas lia as Escrituras, ele estudava.

Em nossos dias, fico louco da vida quando vejo que não somente a maioria dos cristãos, mas principalmente  pastores, padres e líderes que não se dedicam a ler e estudar a Palavra de Deus com profundidade. Como é triste vermos pregadores que são escravos de meia-dúzia de textos-padrões, com seus clichês e mensagens positivas, que ainda que não sejam falsas, são incompletas. Trazem palestras motivacionais que fecham as portas para as pessoas que não se adequam à realidade generalizada trazida para um grade público, mas nada trazem de novidade para aqueles que, mesmo atendidos parcialmente pela mensagem inicial, logo se cansam ao ouvir a limitada mesma-coisa de sempre depois de alguns meses. Pobres pregadores do sucesso: não ensinam a verdade e impedem que as pessoas a encontrem, pois ao se frustrarem com a igreja, passam a fugir dela, decepcionados com a mensagem de Deus por causa da incompetência do mensageiro.

Como é miserável a realidade da maioria dos cristãos de hoje, que não valorizam mais o estudo sistemático da Bíblia, seja no devocional individual diário, seja no estudo em grupo pela Escola Bíblica Dominical. Que pecado cometeram os pastores e padres que eliminaram o estudo bíblico das igrejas... e eliminaram até mesmo a necessidade de conhecimento bíblico para a eleição de líderes, obreiros e até mesmo pastores e padres...

Precisamos voltar para a Bíblia. Temos que amá-la, lê-la e estudá-la como sendo a ferramenta mais preciosa que Deus nos deixou para se fazer conhecido por nós, e também para que possamos nos conhecer a nós mesmos. 

2) Praticar

Esdras dedicou-se também a praticar a Palavra de Deus. Ele sabia que não havia valor no conhecimento sem prática. A casa de Esdras estava edificada sobre a rocha, e não sobre a areia, pois ele ouvia as Palavras do Senhor e as praticava (Mateus 7.24-29).

Jesus contou a parábola do homem que edificou a sua casa sobre a rocha logo depois de falar a respeito daqueles que lhe chamam "Senhor, Senhor", até mesmo realiza maravilhas espiritualmente, mas não dá frutos, só pratica a iniquidade (Mateus 7.15-23).

Como é triste vermos tantas pessoas que conhecem a Palavra de Deus, lêem, entendem, estudam, sabem versículos e versículos de cor, mas possuem vidas cujas atitudes provocam nojo não somente em Deus mas também nas pessoas comuns... Que terrível julgamento sofrerão aqueles que, por uma desculpa qualquer, decidiram não seguir a Cristo nem executar em suas próprias vidas os maravilhosos frutos que o Espírito Santo poderiam lhe proporcionar caso tivessem escolhido colocar em prática aquilo que já sabiam ser certo...

Por que fazer aquilo que você sabe que não deve? Por que insistir em algo que você sabe ser abominável a Deus? Por que não fazer o bem que se sabe e se esconder, cometendo o terrível pecado da omissão? (Tiago 4.17) Por que você não ama a Deus com toda a sua força e ao próximo como a si mesmo?

Precisamos praticar a Palavra de Deus em sua simplicidade, conforme convém, abandonando o pecado e promovendo o bem. Honre seu pai e sua mãe, reparta o que você tem com quem precisa, perdoe quem te ofendeu, separe um tempo para Deus... Faça o que você sabe fazer para o Senhor e para quem está à sua volta! Faça alguma coisa com o seu conhecimento.

3) Ensinar

Esdras decidiu ensinar os decretos e os mandamentos do Senhor aos israelitas. Não bastava conhecer e praticar, ele entendeu que precisava compartilhar o que tinha recebido com o seu povo.

Hoje, temos pessoas e grupos incapazes de levar a sabedoria adiante, de dedicar tempo para ensinar os que estão chegando, de alertar os que andam no erro a respeito da verdade. 

Um exemplo incrível é a guerra entre protestantes históricos e evangélicos neo-pentecostais. Como o reino de Deus ganharia se a Igreja fosse unida, de modo que os neo-pentecostais pudessem atrair as multidões, ganhá-las e levá-las ao conhecimento da Palavra, ao discipulado e à permanência com a ajuda dos históricos... Como é triste vermos que por trabalharem isolados, um grupo não cresce por falta de entusiasmo e o outro não cria estrutura por falta de profundidade...

Precisamos dar voz aos cristãos maduros em todas as igrejas e provocá-los a ensinar o que sabem aos que estão chegando. Temos que criar classes de ensino cristão e discipulado para promover o ensino das Escrituras na igreja. Temos que valorizar o conhecimento bíblico e o ministério de ensino. Os mestres precisam sair da caverna!


Se fizermos isso, teremos uma Igreja (somos muitos mas somos um) cheia de Esdras... Homens e mulheres que temem ao Senhor e amam a Sua Palavra, estudando, praticando e ensinando as Escrituras com entusiasmo e amor. Oremos por isto!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Amém, ótimo estudo, só não concordo com as igreja seitas prosseguir ensinando as heresias deles,são guias cegos.eles não crêem em toda palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer igual Esdras dedicar a palavra de Deus.

    ResponderExcluir