sábado, 1 de março de 2014

Igreja todo dia (2 Crônicas 23.30)

louvor contínuo, levitas, duas vezes por dia, o tempo todo, louvar
Devocional de 01/03/2014.

"Além disso, deviam se apresentar todas as manhãs e todas as tardes para agradecer e louvar ao Senhor" (1 Crônicas 23.30).

A Bíblia diz que há tempo pra tudo debaixo do céu (Eclesiastes 3.1). Mas eu procurei bem na lista de coisas que se faz e se deixa de fazer, e não encontrei lá nenhuma referência ao "tempo de louvar e tempo deixar de louvar"... Não. Louvor é todo dia!

"Em todo tempo eu louvarei ao Senhor; sempre estará nos meus lábios o seu louvor" (Salmo 34.1). Deus não aceita deixar de ser louvado. Às vezes eu penso que ele criou a Terra assim redonda, com o sol raiando numa parte enquanto a noite paira em outra parte, só para garantir que não aconteça de estarem todos dormindo ao mesmo tempo e assim, em todos os momentos, alguém está acordado e bendizendo o Santo Nome.

Não somente o ser humano louva o Senhor, mas também todos os animais, as plantas, as águas, as estrelas, o sol, a lua, os anjos... tudo que existe no universo, todo ser que respira louva o Senhor (Salmo 150.6). Esta é a Sua vontade. Tudo vai passar, até os ministérios mais lindos vão deixar de existir um dia... mas o louvor a Deus jamais cessará!

Em 1 Crônicas 23, antes de se construir o Templo, o rei Davi separou os levitas para diversas atividades, e dentre eles destacou 4 mil para louvarem o Senhor com instrumentos musicais. Estes 4 mil levitas deveriam se apresentar todos os dias, duas vezes por dia, e também todas as vezes que o povo de Deus se reunisse para celebrar festa ao Senhor ou para oferecer sacrifícios e ofertas (1 Crônicas 23.30-31).

Era assim: naquela pequena Tenda (pois não havia Templo ainda), houvesse chuva ou sol, frio ou calor, guerra ou paz, abundância ou necessidade, alegria ou tristeza, uma multidão para aplaudir ou ninguém para testemunhar... lá estavam vários músicos tocando, cantando, e pelo menos um dos filhos de Asafe, Hemã ou Jedutum profetizando através da música (1 Crônicas 25). 

Todas as manhãs havia alguém lá louvando e profetizando... Todas as tardes havia outro grupo ministrando ao Senhor da mesma forma... era a evidência mais clara de que o fogo permanecia aceso no altar e jamais se apagava (Levítico 6.13). Enquanto Davi e Salomão mantiveram este louvor contínuo, o Eterno recebeu de bom grado esses louvores, e abençoou Israel trazendo paz e prosperidade jamais vistos em nenhuma outra época, e em nenhum outro reino.

Deus quer receber louvor contínuo! Ele espera que ainda hoje o Seu Nome seja exaltado e bendito constantemente. "Orem sem cessar!" ainda é a ordem expressa de Deus para o seu povo (1 Tessalonicenses 5.17).

O louvor congregacional contínuo é muito diferente do festival de shows gospel que se vê por aí. No louvor contínuo não importa se há público, pois é tudo para o Senhor! No louvor contínuo não interessa o dia da semana, pois todos os dias são santos! No louvor contínuo as circunstâncias não afetam o humor dos músicos e cantores, pois a Alegria do Senhor é a nossa força! 

Nossos cultos não podem mais se resumir a eventos noturnos realizados duas ou três vezes por semana. Não faz sentido termos tantos templos enormes, muitas vezes em locais nobres, com investimentos altíssimos em patrimônio ou aluguel, e deixarmos esses templos fechados todas as manhãs da semana exceto domingo, todas as tardes da semana exceto domingo e terça, todas as noites da semana exceto sábado, domingo e quarta... É muito pouco! Não somente é muito pouco o uso que fazemos do templo no sentido de ocupação do espaço urbano, como também e principalmente é muito pouco o tempo que dedicamos a Deus em louvor e adoração, e ao próximo em aconselhamento, ajuda e oração. 

Precisamos transformar cada templo em Casa de Oração para todas as nações (Isaías 56.7)! Um lugar aonde qualquer pessoa, em qualquer hora do dia, possa entrar, orar, louvar, agradecer, se aconselhar, receber a Palavra de Deus, receber ajuda, ofertar, aprender, ouvir, se derramar em Deus...

Precisamos interceder para que Deus levante levitas, missionários, obreiros, servos, pastores, músicos, cantores, intercessores, profetas, evangelistas, mestres, homens e mulheres de todas as idades e em todas as regiões, para transformar as igrejas evangélicas em agências do Reino de Deus, em quartéis celestiais, em hospitais da alma e do espírito. Não há mais tempo a perder. Os dias são maus, e o mundo jaz no maligno! É urgente a necessidade de nos levantarmos contra a igreja-teatro, a igreja-evento, a igreja-clube, a igreja-entretenimento, a igreja-circo, a igreja-stand-up, a igreja-de-fim-de-semana...

Na Igreja de Atos, os cristãos se reuniam TODOS OS DIAS (Atos 2.46). Eles tinham tudo em comum porque estavam sempre juntos (Atos 2.44). Louvavam a Deus e contavam com a simpatia de todo o povo porque estavam no meio do povo e o povo era agregado à igreja (Atos 2.47). Precisamos deixar de ser religiosos e nos esforçarmos para aproximar nossas vidas e nossa fé daquela praticada pelos primeiros discípulos de Cristo. Dedicação é o que o Espírito Santo espera da Igreja nesses dias. 

Deus quer que sejamos Igreja sete dias por semana! Que dia é hoje? Hoje é dia de louvar o Senhor (Salmo 118.24). Temos que ser Igreja todo dia...

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e simplifique nossas vidas, para que possamos não nos amoldar a este mundo, mas implantar a cultura dos céus no mundo, disseminando em nossa comunidade o louvor congregacional e a gratidão a Deus, todos os dias de nossa vida, não somente no "resto" do dia (noite), mas no amanhecer e também à tarde. Que Deus nos oriente a mudar toda a realidade passiva e eventual (nos dois sentidos da palavra) da igreja deste século.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário