segunda-feira, 24 de março de 2014

Esperança (Salmo 22.26-31)

Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão
Devocional de 24/03/2014.

Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa! Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações.Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor, e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente. (Salmos 22.26-31)

Nossa Esperança está profetizada de modo muito especial na parte final do Salmo 22. Um salmo davídico que começa com desespero e angústia, termina com uma convicção maravilhosa de transformação da realidade.

1) Os pobres comerão até ficarem satisfeitos

O adorador é alguém antenado à realidade social de seu povo. Prioriza-se o pobre. Ele não deve somente matar a fome, mas deve ficar satisfeito. Deus conhece o ser humano e sabe que apenas pão não basta para satisfazê-lo. Mesmo assim Deus promete que os pobres comerão e se satisfarão. Significa que serão libertos da pobreza. Adeus miséria! Nossa Esperança, baseada em Deus, está na dignidade humana, no fim da pobreza, na pessoa satisfeita, que supre suas necessidades em todos os sentidos. Os pobres são bem aventurados porque deles é o Reino de Deus! E o Reino de Deus não é apenas comida e bebida, nem algo para ser desfrutado somente no porvir. O Reino de Deus chegou! Nossa Esperança é que ele seja estabelecido entre nós, através do Espírito Santo agindo em nosso meio.

2) Aqueles que buscam o Senhor o louvarão

Não há espaço para uma busca interesseira de Deus. Murmuradores e sanguessugas não têm espaço, mas sim aqueles que louvam o Senhor. Os feitos de Deus na criação, na história da humanidade, na natureza, no mundo, devem ser reconhecidos e enaltecidos por aqueles que se aproximam dEle. Nossa Esperança é que as pessoas aprendam a louvar e bendizer o Senhor em todas as circunstâncias. A nossa vida deve ser um hino de louvor. Os nossos lábios devem continuamente expressar gratidão a Deus, em palavras e em canções.

3) Que vocês tenham vida longa

Como consequência de nossa gratidão, Deus nos dará não somente a prosperidade, mas também a longevidade. Nossa Esperança é que ele nos livre de doenças, acidentes, violência, guerra, pestes e todo tipo de mal que traga a vida humana. Vamos viver muitos anos, como viviam os primeiros moradores da terra, se a nossa relação com a terra for uma relação saudável e respeitosa. Deus quer que tenhamos vida longa.

4) Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor

O Reino de Deus não é propriedade de um grupo, de uma nação, de um povo. O Evangelho do Reino alcançará os confins da terra, e desde as remotos tribos andinas, até os cantinhos da África, desde os povos aborígenes até os norte-americanos, tanto europeus clássicos quanto russos e amarelos, todos se voltarão para o Senhor. Nossa Esperança é que não haja um povoado, uma vila, uma tribo, um distrito, uma comunidade neste planeta que não se reúna para louvar o Senhor e conhecê-lo melhor. De todas as tribos, povos, línguas e nações, a incontável multidão adorará a Deus.

5) Todas as famílias das nações se prostrarão diante dEle

Deus tem um carinho especial com a família. Todas as famílias da terra são benditas em Cristo. Nossa Esperança é que as pessoas deixem de se entender como indivíduos isolados, parem de perseguir somente a salvação individual, e passem a receber a promessa de que ao crerem no Senhor Jesus, não apenas os indivíduos, mas toda a família é salva para Deus. As famílias ganham sentido em Deus. O Senhor é o Deus da família.

6) Pois do Senhor é o Reino; Ele governa as nações

O Reino de Deus não está num planeta escondido em outra galáxia. O Reino de Deus é desta terra. As nações do nosso mundo são governadas por Ele. Nossa Esperança é que a vontade de Deus seja feita na terra como no céu, e o Reino de Deus enfim venha. Não haverá um rei, príncipe, ministro, presidente, imperador, autoridade, governador, prefeito, que não reconheça a supremacia do Todo-Poderoso Deus Eterno. Ele governa as nações.

7) Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão

Deus não quer uma ditadura do proletariado. Os ricos também cabem no reino de Deus.Os fartos banquetes tem o seu lugar, em meio à verdadeira adoração daqueles que usam mas não amam o dinheiro. Nossa Esperança é que não somente os pobres e os governantes, mas também os empresários, os nobres, os artistas, os profissionais liberais, os executivos, todos adorem Àquele que é digno de receber toda a glória.

8) Haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai

Ricos e pobres, brancos e negros, altos e baixos, jovens e velhos, todos devemos reconhecer que somos pó e ao pó voltaremos. Nossa Esperança é que todas as pessoas entendam que nós estamos na terra e Deus está no céu, Ele é Rei e nós somos seus servos. Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor. Somos dependentes do Seu favor, e nós somos iguais, irmãos, e servos uns dos outros.

9) A posteridade o servirá

Às vezes temos a sensação de que as pessoas estão se afastando de Deus, e que cairá o número de adoradores. Não é verdade! Não podemos falar de percentual, mas sabemos que o número de pessoas que amam a Deus só cresce a cada geração. E este número será cada vez maior. Mais e mais pessoas o servirão na posteridade. Nossa Esperança é que uma multidão de crianças se converta, e uma geração de bilhóes e bilhões sirvam a Deus nos próximos anos.

10) Gerações futuras ouvirão falar do Senhor

Desde o princípio até aqui muita coisa se perdeu. Nossa história sofre por textos que não se acharam, frases que não fazem mais sentido, bibliotecas que foram queimadas e grupos que retiveram o conhecimento. Mas as gerações futuras terão acesso a uma infinidade de textos, vídeos, áudios, estudos, livros, como nunca jamais se viu. Estudiosos de um continente podem facilmente acessar o conhecimento em outros continentes. Tudo o que Deus nos revela está à disposição como nunca antes. A ciência já se multiplica como nunca se imaginou. Nossa Esperança é que toda essa disseminação de reflexões levem as gerações futuras a compreender melhor a criação e assim alcançar o Criador.

11) A um povo que não nasceu proclamarão seus feitos de justiça

Nossos netos e bisnetos não existem ainda, mas já pensamos neles. Deixamos legados em tudo o que fazemos. Não hesitamos em deixar-lhes também uma proclamação clara sobre os feitos de justiça de nosso Deus. Nossa Esperança é que nossa geração não se omita em ensinar escrever, blogar, postar, publicar, gravar, mostrar ao povo que ainda vai nascer que grandes coisas o Senhor fez até aqui...

12) Pois Ele agiu poderosamente

Nossa Esperança é que ninguém deixe de reconhecer tudo o que Deus tem feito e como Ele tem agido poderosamente entre nós. As pessoas precisam parar de pensar que as coisas acontecem por acaso, de imaginar que toda a maravilha que é este universo à nossa volta seja fruto do acaso. O Senhor é. Ele está aqui. Todas as coisas se movem nEle. Ele tudo faz. Quando lhe damos a glória devida ao seu nome, tudo se transforma. O seu poder opera em nós, a sua grandeza é incomparável! A Ele a glória para sempre.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário