Devocional de 19/03/2014.
"Por dentro estou como vinho arrolhado, como odres novos prestes a romper" (Jó 32.19)
Os três amigos de Jó agiram como acusadores e não conseguiram transformar a situação. Ao ouvir acusações injustas, Jó se tornou orgulhoso e fechou o coração para Deus. Diante desse impasse, surge uma nova personagem, que com sabedoria, verdade e graça muda toda a situação. O jovem Eliú entra na conversa, discursa sozinho por seis capítulos (32 a 37), e se torna o grande responsável por mudar a mente de Jó. Após a fala de Eliú, Jó começa a pensar de maneira diferente, e daí tem um verdadeiro encontro com Deus, e sua vida é restaurada.
Eliú estava ali o tempo todo, mas nem sequer era mencionado na narrativa. Ele não era uma pessoa importante, não tinha posses, não tinha experiência, não tinha formação. Mas foi esse coadjuvante que mudou tudo! Depois que ele abriu a boca e falou, ninguém mais se atreveu a dizer uma palavra sequer. Somente o próprio Deus poderia completar palavras tão sábias e sinceras.
O que Eliú fez? Ele provocou em Jó, Elifaz, Bildade e Zofar uma reflexão centrada em Deus, e não no homem. Ele confrontou o erro sem desprezar ninguém. Com humildade, ele pôde exortar os três amigos ao se considerar inferior a eles (32.6). Com mansidão, ele pôde repreender Jó ao se colocar ao lado dele, igual a ele (33.6). Eliú não se omitiu e com sabedoria fez com que Jó percebesse o seu erro. Eliú passou bastante tempo apenas ouvindo, a ponto de estourar de tanta vontade de falar (32.19), mas ele se conteve e acertou em seus comentários por ter sido pronto no ouvir e tardio no falar (Tiago 1.19). Eliú ouviu 29 capítulos (3 a 31) antes de falar 6 capítulos.
Você e eu muitas vezes também somos como vinhos arrolhados prestes a romper. Quantas vezes ficamos ansiosos para falar, loucos para dar nossa opinião e desesperados para agir? Não é fácil segurar o "vinho novo" que está dentro de nós. Se o odre for velho, ele não aguenta o vinho novo. É preciso que o odre também seja novo (Marcos 2.22). É por isso que Eliú conseguiu lidar com a situação. Só um novo homem poderia trazer uma visão nova para o problema. Se você quiser trazer uma nova resposta para o seu velho problema, você precisa ser uma nova criatura (2 Coríntios 5.17).
Assim como Eliú, pode ser que você também não seja uma pessoa aparentemente importante. Tal como Eliú, talvez você nem seja notado(a) pelas pessoas, mas tenha com você a resposta que todos precisam... Ainda assim: Não se precipite. Tenha paciência. Aguarde! Provérbios 29.20 diz: "Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele". Espere o momento certo e a oportunidade virá.
Controle sua ansiedade. Ou melhor: lance-a sobre Deus! (1 Pedro 5.7). Acalme e tranquilize a sua alma, como uma mãe que acalma uma criança em seu colo (Salmo 131.2). O fruto do Espírito é mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22-23). Mostre pelo controle de sua língua que você é perfeito(a) (Tiago 3.2).
Controlar-se não é omitir-se. É direcionar a energia para o alvo correto. O vinho novo está aí dentro, prestes a romper o odre. E ele vai romper. Eliú vai falar! Mas vai falar com jeito, com amor, trazendo ao outro a Paz que excede todo entendimento (Filipenses 4.7), pois quando o Espírito Consolador, o Conselheiro, falar em sua vida, ele trará a Paz de Cristo, que não é como a paz que o mundo dá (João 14.26-27).
Tenha sabedoria e temor do Senhor para falar com prudência e temperança. Antes de abrir a boca, coloque-se humildemente no lugar do outro e demonstre compaixão, misericórdia e amor. Faça isto e coloque Deus no centro: não o outro, não você, não o erro, não a solução, não a igreja, mas o próprio Deus! Fazendo isto, você não somente será bem sucedido, como ainda será um instrumento de Deus para transformar situações, reconciliar famílias, instruir perdidos, sarar aflitos e salvar vidas. Deixe o Espírito Santo controlar seu temperamento - seja uma nova criatura em Cristo! -, e você permitirá que o próprio Deus aja e fale com as pessoas.
Graça e Paz!
blogsopastortulio.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário